segunda-feira, 17 de março de 2008

Auto-definição

Ele disse: Sou o caminho, a verdade e a vida.
Como um Deus se auto-definiria, diante de criaturas carnais e pecadoras, limitadas de entendimento espiritual? A Bondade Eterna já havia usado parábolas, provérbios, textos, contextos e comparações, numa demonstração infinitamente superior de paciência do que um simples mestre com seu jovem aprendiz, ao ensinar acerca do Reino de seu Pai. Tratava-se realmente da essência do Eterno diante de deslumbradas criações limitadas. Consigo imaginar os olhos brilhando (como estariam os meus) e as bocas abertas, tentando entender o que a mente milenar de Deus os dizia, em primeira mão.

Ele disse: Sou caminho, pois é por mim que vocês devem andar. Não existe, fora de mim, cristianismo, e enquanto que vocês andarem centrados na minha pessoa, e não em seus ministérios, habilidades, amigos, líderes, famílias, mentalidade, personalidade, expectativas, "propósitos", segurança, prazeres e poder; tudo estará bem. Eu sou o centro, eu sou a força. Eu sou o começo de suas passadas, e o fim delas. Eu sou a visão, a paisagem que os deslumbra. Eu sou a pedra que necessitam escalar. Meu é o vale de sombras e o monte escarpado. Minhas são as sombras ao meio-dia e a lua a clarear as trevas. É por mim que andam, é em mim que andam, e é até mim que andam. Enquanto vocês se lembrarem disso, tudo estará bem.

Ele disse: Sou a verdade, pois ao contrário dos homens que são relativos e incoerentes, permaneço real mesmo diante de qualquer prova matemática ou de fogo. Sou a verdade, pois não há revelação no mundo que não venha de mim, e para mim. Sou a verdade, pois tudo conspira para minha apresentação não-formal como o Salvador dessa humanidade quebrada. Sou a verdade, pois minhas Palavras não mentem. Meu amor é real, meu perdão é real, minha santidade real e minha justiça também verdadeira. Enquanto que o mundo caminha aos impulsos e empurrões para as trevas densas e profundas, brilho com a Luz Eterna, mostrando o que sempre fora óbvio: Por mim, e só por mim, vocês podem conhecer quem são, de onde vieram e para onde irão, caso em mim crerem. Enquanto vocês se lembrarem disso, tudo estará bem.

Ele disse: Sou a vida. Sou o suspiro do feto ainda não nascido, a brisa das orquídeas numa manhã de primavera. Sou a seiva que ergue o alto cedro, a polpa da tenra maçã e o chilrear dos passarinhos da alvorada. Sou o ar que enche teu peito, o motivo de teu deslumbre diante de um arco-íris. Sou a paixão, a alegira, a febre ardente por viver e conhecer esse mundo colorido e repleto de delícias que fiz ao homem. Sou a esperança, sou o riso da criança, o sorriso do velho, o orgulho dos de meia-idade.
Sou a vida em vocês! Aquilo que procuram os que se perdem, e que encontram os que se entregam. Sou a voz que clama pelo sangue derramado, pela dor das mães abortivas, bombas e guerras, pestes e ganâncias. Sou eu que clamo por justiça aos pequeninos, aos carentes, ao necessitados e excluídos do sistema da morte que vocês e o deus desse século construiram tão bem.
Sou a vida! A poderosa vida que não se deixa destruir na cruz! A essência disso tudo que se chama doutrina. Sou aquele que preserva tua vida ao dormir, para acordar. Sou eu que sustento o equilíbrio da Terra, sou eu que mantenho teu músculo cardíaco a bater compassadamente. Sou a graça, de graça.
Sou o respirar, o bater, o sussurrar. Sou o tic-tac do tempo, o clic-clac das juntas, o tum-tum do coração. Sou tua razão e emoção. Sou o centro de teus seres , e enquanto vocês se lembrarem disso, tudo estará bem.

Mas eu acho que temos esquecido... Vivemos desnorteados, como sem caminho. Confusos, como sem revelação nem verdade. Mortos, como se nunca tivéssemos vivido.
O evangelho, amigos, é um brilhante e criativo modo de nos libertarmos de nós mesmos, dos outros e de nossos próprios medos.
Ouso desafiar: Cristãos, convertam-se ao "Jesuísmo"! Existe muito mais vida para se viver fora de nossos rótulos!

E venha Jesus, reine sobre nós!

Um comentário:

Unknown disse...

uau!

E eu repito: Vale à pena viver na Perfeição Ilimitada, ou seja, fora de nós mesmos, dessa nossa perfeição limitada!

Eu qro me converter cada vez mais à esse "Jesuísmo".

Amei =)